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quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ensino à distância


O termo e-Learning corresponde a um modelo de ensino não presencial suportado por tecnologia. Um computador ligado à internet é uma poderosa ferramenta de aprendizagem. Atualmente, o modelo de ensino/aprendizagem assenta no ambiente online, aproveitando as capacidades da Internet para comunicação e distribuição de conteúdos. Desta forma, o e-learning aumentou as possibilidades de difusão do conhecimento e da informação para os alunos e tornou-se uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, permitindo que o conhecimento esteja disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.
Um dos exemplos de ensino à distância em Portugal é o projeto Escola Virtual, da Porto Editora (www.escolavirtual.pt).

Vantagens do e-learning

Centralidade no aluno;

Convergente com as necessidades dos alunos;

Rápida actualização dos conteúdos;

Personalização dos conteúdos transmitidos;

Facilidade de acesso e flexibilidade de horários;

O ritmo de aprendizagem pode ser definido pelo próprio utilizador/formando;

Disponibilidade permanente dos conteúdos da formação;

Custos menores quando comparados à formação convencional;

Redução do tempo necessário para o formando;

Possibilidade de formação de um grande número de pessoas ao mesmo tempo;

Diversificação da oferta de cursos;

Facilidade de cobertura de públicos geograficamente dispersos;

Registro e possibilidade de acompanhamento detalhado da participação dos alunos;

Redução de custos logísticos e administrativos (deslocamentos, alimentação, etc);

Desenvolvimento de capacidades de auto-estudo e auto-aprendizagem.

Desvantagens do e-learning

·       Problemas técnicos;

·       Dificuldades de adaptação a ferramenta e ao ambiente digital;

·      A fobia às novas tecnologias  ainda está presente em significativa parcela da população;

·       Necessidade de maior esforço para motivação dos alunos;

·       Exigência de maior disciplina e auto-organização por parte do aluno;

·       A criação e a preparação do curso on-line são, geralmente, mais demoradas do que a da formação;

·  Não gera a possibilidade da existência de cumplicidades e vínculos relacionais, que somente o processo de interacção presencial permite;

·       O custo de implementação da estrutura para o desenvolvimento programa de E-learning é alto;

·       Dificuldades técnicas relativas à Internet e à velocidade de transmissão de imagens e vídeos;

·       Limitações no desenvolvimento da socialização do aluno;

·   Limitações em alcançar objectivos na área afectiva e de atitudes, pelo empobrecimento da troca directa de experiência entre professor e aluno.

Outra definição simples para e-learning será "o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância, utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias."
O sistema que inclui aulas presenciais no sistema de e-learning recebe o nome de blended learning.

O blended learning, ou B-learning, é um derivado do E-learning, e refere-se a um sistema de formação onde a maior parte dos conteúdos é transmitido em curso à distância, normalmente pela internet, no entanto, inclui necessariamente situações presenciais, daí a origem da designação blended, algo misto, combinado. Pode ser estruturado com actividades síncronas, ou assíncronas, da mesma forma que o e-learning, ou seja, em situações onde professor e alunos trabalham juntos num horário pré-definido, ou não, com cada um a cumprir suas tarefas em horários flexíveis. Entretanto o blended learning em geral não é totalmente assíncrono, porque exigiria uma disponibilidade individualizada para encontros presenciais, o que dificulta o atendimento.

M-Learning, de mobile learning, ou aprendizagem móvel é uma das modalidades da Educação a distância, ou e-learning. Acontece quando a interação entre os participantes se dá através de dispositivos móveis, tais como telemóveis, i-pods, laptops, rádio, tv, telefone, fax, entre outros. Está a gerar grandes expectativas no sistema educacional.

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