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domingo, 6 de maio de 2012

Equipa multidisciplinar de intervenção

Centrado na Criança e na Família
  • Terapeuta da Fala: direciona a sua atuação para as melhorias ao nível da fala e linguagem. Pode realizar exercícios que o ajudem a progredir ao nível morfosintáctico assim como trabalhar a capacidade respiratória e os movimentos fono-articulatórios. Tenta promover as capacidades de comunicação das crianças no contexto de interação social.
  1. Avalia as capacidades de comunicação da criança;
  2. Recomenda, planeia e implementa intervenções individuais ou em grupo;
  3. Coordena avaliações com famílias e outros profissionais;
  4. Faz a seleção das crianças com problemas de comunicação ou de motricidade global;
  5. Reavalia as crianças periodicamente;
  6. Faz consultadoria e/ou treino a elementos da família e a outros profissionais.

            Terapeuta da fala: O que é?


                      http://www.youtube.com/watch?v=hSWpDLNnt6g

  • Terapeuta Ocupacional: pretende dotar a criança de aptidões que lhe permita desenvolver as atividades de vida diária. Tem como objectivo principal desenvolver a autonomia da criança.  O terapeuta ocupacional tentará que a criança desenvolva uma “maior capacidade de manipulação e uma destreza que permita ao aluno a escrita e o controlo do material escolar” (Munoz, et al, 1997:306). Caso os alunos não consigam manipular os objetos didácticos, o terapeuta tem como função desenhar as adequações necessárias, e em equipa com o fisioterapeuta, deve ensinar as crianças a utilizar o novo equipamento. Pode ser necessário incluir o computador ou a máquina de escrever na sala de aula, no entanto, podem ser feitas adequações quer ao nível do hardware como do software. A título de exemplo, há alunos que não poderiam utilizar o teclado devido ao descontrolo dos membros superiores/inferiores, por sua vez, poderão utilizar o ponteiro cefálico para o efeito, pois controlam bem a cabeça.
  1. Avalia as realizações da criança ao nível funcional e do desenvolvimento, no jogo, cuidados pessoais e interação com o ambiente físíco e social;
  2. Trabalha com as famílias no sentido de enriquecer a prestaçãi de cuidados e bem-estar;
  3. Planeia e implementa serviços de apoio ou de formação para famílias;
  4. Desenvolve intervenções de tarapia para fortalecer as capacidades sensoriais, físicas, emocionais e adaptativas;
  5. Desenha e desenvolve equipamento adaptativo e locais que optimizem a capacidade funcional;
  6. Faz consultadoria a outros serviços e providencia respostas que previnem problemas físicos e emocionais.

                                Terapia ocupacional: O que é?

                      http://www.youtube.com/watch?v=hSWpDLNnt6g

  • Fisioterapeuta: Optimizar o desenvolvimento sensorio-motor, organização neuro-corportamental e o estado cardio-pulmonar das crianças.
  1. Avalia o estado neuro-muscular e do esqueleto, as capacidades motoras e cardio-pulmonares das crianças;
  2. Despista disfunções neuro-musculares, esqueleticas e cardio-pulmonares;
  3. Recomenda e prepara equipamentos adaptativos ou instrumentos de mobilidade;
  4. Planeia, implementa e avalia a eficácia das intervenções terapêuticas;
  5. Contata com outros profissionais e participa no planeamento interdisciplinar;
  6. Recomenda e/ou implementa modificaões no contexto.
  • Psicólogo: Obter um quadro compreensivo da família e da criança. Trabalhará as competências sociais e emocionais (autoestima, autoconceito, imagem positiva de si mesma).
  1. Avalia características psicológicas/comportamentais das crianças e/ou famílias;
  2. Planeia e desenvolve intervenções;
  3. Identifica necessidades psicologicas e recursos;
  4. Coordena esforços interdisciplinares;
  5. Define e implenenta avaliações da eficácia dos serviços prestados.
  • Professor de Ensino Especial: Desenvolvimento das capacidades sociais, motoras, cognitivas, de autonomia, comunicação e comportamentais.
  1. Avalia o estado de desenvolvimento da criança;
  2. Coordena serviços interdisciplinares;
  3. Planeia e implementa serviços de apoio ou de formação para famílias;
  4. Planeia e implementa intervenções educativas;
  5. Implementa recomendações dos consultores;
  6. Avalia a eficácia do programa.
  • Técnico de Serviço Social: Tem como objetivo apoiar a família no seu contexto social para melhorar as condições e as necessidades das crianças. Faz ligação entre a família e as instituições de suporte técnico, pedagógico e educativo.
  1. avalia a capacidade da família para gerir as necessidades básicas ao crescimento da criança;
  2. investiga referências a situações de abuso e negligência;
  3. estabelece ligações entre a família e os suportes disponíveis (família, grupos comunitários, serviços públicos, amigos)
Bibliografia:
MUÑOZ, J.; BLASCO, G. & SUÁREZ, M (2007) “ Deficientes motores II: Paralisia Cerebral”. In BAUTISTA, R. (coord) - Necessidades educativas especiais. Lisboa: DinaLivro

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