Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Materias e Equipamentos

Quadros de Comunicação: Permitem desenvolver atos de fala que permite que seja entendido pelo outro interveniente no processo de comunicação.

Teclado de conceitos portáteis: Gravação de mensagens realizada por um adulto que permite à criança  comunicar e expressar as suas necessidades de vida diária. Exemplos: "Quero pagar"; " Quero determinado produto". Assim, a comunicação torna-se eficaz entre os vários intervenientes.



Boardmaker: "É um programa para desenhar quadros de comunicação. Inclui uma biblioteca de mais de 5000 símbolos pictográficos para a comunicação". 


                         http://www.youtube.com/watch?v=-KFQ_CRh8g4


Símbolos PCS


http://crticporto.byethost9.com/crtic/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=35&Itemid=64




Teclado virtual SPC







BIGmack


Big Mac: É um digitalizador de voz, permite gravar uma mensagem em 75 segundos. A fala digitalizada fornece ao usuário um feedback auditivo imediato e torna desnecessário a presença de um interprete. Este tipo de fala artificial é gravada por uma pessoa com ajuda de um digitalizador de som que regista na memória dos respectivos equipamentos para a comunicação.
As vantagens da fala digitalizada são " a boa qualidade de som e a possibilidade de gravar o tipo de fala que mais convenha ao utilizador, em termos de dialecto, idade, sexo. A desvantagem é permitir apenas um vocabulário limitado, pois é necessário gravar individualmente cada palavra ou frase que o utilizador possa quer usar posteriormente" (  Tetzchner &Martinsen, 2000:51).


4 Falas: O 4 Falas é um auxiliar de comunicação que possui 4 botões coloridos 4 níveis de gravação, perfazendo um total 4 Falasde 16 mensagens diferentes que poderá suportar. Possui ligações para brinquedos adaptados e comutadores. É um aparelho robusto, pesado e com possibilidade de ser fixado a uma mesa ou a uma cadeira de rodas.

http://www.imagina.pt/produtos/educacao-especial/auxiliares-de-comunicacao


Grid2: Desenhado para ser de acesso universal. Pode ser utilizado por pessoas com diversos tipos de deficiência motora e que podem, através deste programa, controlar o computador com o rato, ecrã táctil, controlo pelo olhar, manípulos, entre outros.
Este programa é uma ajuda para a comunicação por voz, incluindo para tal um sintetizador para a língua Portuguesa, de elevada qualidade, que permite aos seus utilizadores expressarem-se através deste sistema de conversão texto-fala.




                      http://www.youtube.com/watch?v=ukO7zmBkBWI

Intellikeys: Teclado convencional com lâminas, tendo a criança que carregar nos botões para comunicar. Porém, não é prático em contexto ensino-aprendizagem.


Co-writer: Corretores ortográficos. Torna a escrita mais rápida facilitando o processo de escrita: Escrita inteligente.

Invento: Símbolos SPC; Quadros de comunicação e Converter histórias (texto) em SPC



Ecrã do PlaphoonsPlaphoons: Cria quadros de comunicação mas não tem símbolos. É um progama de comunicação que permite o uso de varrimento. Permite ainda escrita in loco e simultanea de frases. "É um programa de comunicação alternativa pensado para pessoas com limitações motoras que não podem comunicar mediante a fala" (Renapi).   Permite utilizar a combinação de imagens, textos e sons para criar mensagens da vida diária. As mensagens podem ser lidas na tela do computador ou impressas. Ainda há a alternativa de serem escutadas mediante uma voz digitalizada. Assim, como também existe “ um sintetizador, o aluno poderá participar num diálogo ou numa participação oral como qualquer outro indivíduo conseguindo, com ajuda, potenciar a sua competência comunicativa” (Azevedo, 2010:35).


  http://kit2008.wordpress.com/2008/01/28/plaphoons/


Aventuras 2: É um ambiente aberto para a aprendizagem da leitura e da escrita com três  opções: caderno, temas e jogos. Integra um sintetizador de voz em português europeu. Oferece um conjunto diversificado de temáticas que poderão ser trabalhadas em contexto sala de aula autonomamente pelos utilizadores ou com ajuda do professor/educador. Permite ao professor preparar e organizar atividades de leitura e escrita, possibilitando ao utilizador a construção e ampliação do seu caderno de palavras, frases, desenhos, som e histórias.
Destinatários: Disléxicos e indivíduos com Deficiência mental.





                  http://www.youtube.com/watch?v=IFfJbOOfXwU



 
Globus 3: Avaliação da destreza auditiva. Tem jogos interativos que permitem perceber e avaliar a destreza auditiva da criança.



Exemplo de actividade no Globus 2


Ecrã CobshellCobShell: Programa que permite à criança autonomia para, ele proprio, abrir o programa. Pode ainda associar a cada botão uma imagem.Programa de comunicação que possui uma interface de 6 grandes botões que cobrem todo o ecrã. Podem-se configurar os botões de modo a activar um programa e também associar a cada botão uma imagem e um som.




Imagina: Software que permite uma apresentação multimédia ( imagens em movimentos). Trabalham por camadas sobrepostas umas às outras. Tem como principais destinatários indivíduos com deficit cognitivo, portadores de Síndrome de Down; Espectro de Autismo e Disléxicos.

Funcionalidades: 
  • Construir uma história com cenário e objectos e texto escrito limitado;
  • Elaborar desenhos e animações;
  • Compor e explorar os sons de diversos instrumentos musicais;
  • Publicação directa na Internet;
  • Utilizar um sintetizador de Voz.


Ecrã de entrada do Imagina





Ecrã do Hagáquê


Hagáquê: Software educativo de apoio à alfabetização, literacia e linguagem escrita. É um editor de histórias em banda desenhada.





Bibliografia: 

- AZEVEDO, José Miguel Maia-Software plaphoons na comunicação de indivíduo com paralisia cerebral. Porto: [ed.autor], 2010. 63 f. Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, não editado. Texto integral disponível a partir do Repositório ESEPF

- Tetzchner,S & Martinsen,S (2000). Introdução à comunicação aumentativa e alternativa. Porto: Porto Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário