Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Os conceitos ligados à Educação Especial: Relação entre eles

  1. Deficiência: Perda ou alteração das funções fisiológicas ou psicológicas. Pode ser temporária ou permanente.
  2. Incapacidade:Restrição ou falta de capacidade para desempenhar uma determinda função. A razão para essa incapacidade é a deficiência.
  3. Acomodoção: Modificação de uma tarefa de forma a permitir o desenvolvimento holístico do indivíduo com deficiência.
  4. Adaptação: Desenvolvimento de dispositivos para ajudar os indivíduos com deficiência na realização de atividades do dia-a-dia contribuindo para a sua autonomia, bem-estar e integração na sociedade.
  5. Desenho Universal: Tem como objetivo atender às necessidades e viabilizar a participação social e o acesso a bens e serviços às pessoas com qualquer tipo de deficiência permitindo a inclusão dos indivíduos que estão impedidos de interagir na sociedade.
    Assim, é necessário a supressão de barreiras arquitetónicas em casa, na escola, em locais públicos; a seleção e adaptação de espaços escolares; adaptação de equipamentos para o estabelecimento corporal global e especifico e a disponibilização de recursos para ajudas na deslocação, atraves de terceiro
"Tudo pode ser utilizado por todos"


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário