Páginas

domingo, 18 de março de 2012

WEB1.0/ WEB2.0/ WEB3.0

A internet é considerada como " um mundo interativo  de partilha de informação, através do qual as pessoas podiam comunicar com outras pessoas e com máquinas" (Berners-Lee, 1996:1). A Internet designa "a infra-estrutura informática e de telecomunicações que suporta uma série de serviços, entre eles a World Wide Web, o correio eletrónico ou as mensagens instantâneas" (Marques, 2009:10).


A Internet é uma rede aberta visto que qualquer computador (pessoal e profissional) pode obter acesso, em qualquer parte do planeta e a qualquer hora do dia. Aberta também porque qualquer utilizador pode não só receber e consultar informação mas também participar ativamente na criação de conteúdos - blogues, vídeos, estudos, músicas, opiniões, notícias, etc.


WEB 1.0 é a primeira fase da internet, o internauta tem um papel passivo, de mero espetador, sem ter condições de desenvolver o conteudo de sites visitados.


WEB2.0 é a segunda década da WEB (2000-2009). É a era de implementação nas empresas, produtos e da comunicação em Rede.,(email, redes sociais, messenger).  É um conceito utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web onde o ambiente on-line se torna mais dinâmico pela colaboração de todos os utilizadores na criação e manutenção dos conteúdos.
Há uma consciência coletiva, os saberes circulam na internet e cada um de nós partilha saberes e informações que nos ajudam a conhecer e descobrir o mundo onde vivemos.


WEB3.0 (2010-2019) pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na internet. Internet semântica, visto que há uma humanização na busca de informação. A Web semântica é uma extensão da actual Internet na qual é dado significado à informação, permitindo que computadores e pessoas trabalhem melhor em cooperação
Esta inovação está focada mais nas estruturas dos sites e menos no usuário. Pesquisa-se a convergência de várias tecnologias que já existem e que serão usadas ao mesmo tempo, num grande salto de sinergia. Banda larga, acesso móvel à internet, e a tecnologia de rede semântica, todos utilizados juntos, de maneira inteligente e atingindo a maturidade ao mesmo tempo.



Evolução WEB1.0/ WEB2.0/WEB3.0

                http://www.youtube.com/watch?v=iimwsXny5j4&feature=player_embedded


Bibliografia:

Marques, A (2009). Internet. Guia para navegar, pesquisar, comunicar, fazer compras, divertir-se e explorar - com segurança- o mundo virtual. V.N. Famalicão: Centro Atlântico

Nenhum comentário:

Postar um comentário